PET

PET - Programa de Educação Tutorial do curso Serviço Social da Unesp Campus de Franca.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Graduação - Serviço Social



Perfil do Profissional

O Curso de Graduação em Serviço Social, matutino e noturno, foi implantado na Unidade da Unesp em Franca em 1977, com a ocorrência de duas revisões curriculares em 1982 e 1993. De 2000 a 2003, foi implantado o novo currículo, sendo objeto de revisões anuais com a finalidade de ajustar o projeto pedagógico às necessárias condições para formar profissionais com competência teórico / metodológica ao fazerem frente às demandas sociais e redimensionar seu espaço ocupacional.
Este curso pertence à única Faculdade de Serviço Social pública no Estado de São Paulo e segue as especificidades fundamentadas em diretrizes e normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS.
Têm como missão, a formação profissional de assistentes sociais com competência crítica e propositiva, capaz de decifrar a gênese dos processos sociais, suas desigualdades e as estratégias de ação para enfrentá-las. Este compromisso supõe o desenvolvimento da competência teórica e fidelidade ao movimento da realidade; competências técnicas e ético-políticas, que subordinem o “como fazer” ao “o que fazer”, e este ao “dever ser”, sem perder de vista seu enraizamento no processo social. O conteúdo programático do Curso concentra os segmentos acadêmicos envolvidos na formação profissional, tais como professores, alunos e supervisores de campo, compondo a elaboração dinâmica de uma proposta adequada à realidade sócio-cultural-política e econômica do país e o contexto institucional e regional do curso.
Na concretização do Projeto Pedagógico, o Curso de Serviço Social – Unesp/Franca – tem realizado um movimento constante de ampliação do ensino, da extensão e da pesquisa, garantindo a flexibilização dos conteúdos e práticas pedagógicas, a integração de conteúdos dos núcleos de formação, observância às normas acadêmicas da UNESP para os cursos de graduação e a manutenção das condições contratuais dos docentes.

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